30.º Aniversário desta Associação.

29-03-2010 17:56

Conforme previsto, comemorou-se no passado dia 28 de Março, o 30.º Aniversário da ACRB. Todo o programa foi cumprido a rigor, e bem cedo se assistiu à celebração da Missa Dominical pelas 10H45, celebrada pelo Exmo. Padre Toni, e por intenção especial, à memória dos n/sócios falecidos ( Alexandre Gil,  António dos Santos Marques, Henrique Bidarra dos Santos, Joaquim Gil dos Santos, Joaquim Vicente Ramos e Manuel Gonçalves) e demais pessoas da freguesia. Pelas 14H00 depositámos um ramo de flores no Cemitério da freguesia, e rezámos algumas orações pela sua alma. Às 15H30 demos inicio à Assembleia Geral, que visava a Discussão e Aprovação do Relatório e Contas do Ano de 2009. Esteve bastante concorrida, o que é motivo de orgulho para todos nós. Além da Aprovação do citado Relatório por unanimidade, também o Plano e Orçamento Previsional para o ano de 2010, mereceu igual decisão. Por decisão magna da ilustre assembleia, foi reconhecida a qualidade de sócio HONORÁRIO desta Associação, à Exma. Sr.ª Dr.ª MARIA DO CARMO ALMEIDA BORGES, pelos contributos relevantes à causa do Associativismo.

Às 16H30 foi o momento de recebermos entre nós, o Dr. Santinho Pacheco(1), actual Governador Civil do Distrito da Guarda, que nos presenteou com uma brilhante intervenção sobre o tema "O Associativismo e o Meio Rural", com acompanhamento e intervenção na mesa, da Exma. Dr.ª Marília Raimundo (2), da Dr.ª Rita Mendes(3) e do Dr. João Inácio Monteiro(4). Foram momentos de intervenção como dissemos brilhantes, para intervenientes brilhantes.

Às 18H15 tivemos oportunidade de presenciar a actuação do Grupo Flores da Serra que nos presentearam com um sem número de canções a cargo de nove concertinas, a actuar em simultâneo. Simplesmente digno de se ver e ouvir. Consta-se que em breve poderão actuar em Benespera, na Festa em Honra de Santo Antão.

Pelas 19H00 serviu-se um lauto lanche a todos os convivas (cerca de 200), donde não faltaram os aperitivos, a sopa quente, as carnes grelhadas, nuitas sobremesas, o corte do bolo de aniversário, o bom champanhe e demais iguarias.

Seguiu-se de novo a actuação do Grupo de Concertinas as "Flores da Serra" que nos deliciaram com novos números. Por fim, muita animação, mais momentos de convívio e também de reflexão e Homenagem aos n/sócios falecidos - um pequeno filme foi exibido.

Cerca da meia noite demos o convívio por encerrado, e rumámos aos nossos domicílios.

(1) Actual Governador Civil do Distrito da Guarda, ex-Deputado da Assembleia da República, ex-Presidente da Cãmara Municipal de Gouveia.

(2) Actual Presidente de Direcção da Fundação Augusto Gil, ex-Deputada da Assembleia da República, ex-Secretária de Estado da Educação, ex-Governadora Civil do Distrito da Guarda.

(3) Directora Adjunta do Centro Regional e Distrital da Segurança Social da Guarda.

(4) Natural da Q.ta de Gonçalo Martins - Marmeleiro, Associado, Juiz Desembargador em Coimbra, Membro dos Orgãos Sociais de diversas colectividades.