Origem do Nome
Origem Etimológica do Nome (Benespera)
Benespera é uma aldeia cuja fundação é anterior à da nacionalidade portuguesa.
Os Romanos povoaram este local como confirma uma lápide recolhida e fixada na fachada principal da igreja paroquial e também uma fonte Romana.
No século XII, e devido à abundância de leprosos neste local, veio estabelecer-se aqui a ordem dos frades de Antão, no reinado de D. Sancho I, com o fim de cuidar destes enfermos.
Durante muito tempo esta aldeia foi conhecida por Santus Antonius Abas Taxariis, isto é, Santo Antão Abade da Teixeira.
Em meados do século XIII passou a ser conhecida por “Santo Antão do Bem Espera”, devido à existência da gafaria do convento que atingiu uma importância considerável em toda a região. Este convento foi considerado o principal da ordem no reino de Portugal.
Daqui, a acção benéfica dos monges estendeu-se, não só à vizinhança, mas seguiu o curso do rio Zêzere, onde vai desaguar a Ribeira da Teixeira, constatando-se depois mais conventos desta mesma ordem em Santarém e Lisboa.
Os doentes que procuravam acolhimento e tratamento no mosteiro afluíam em massa. Os frades incapazes de atender a todos com a brevidade desejada respondiam: ”Bem Espera”.
Desta expressão derivou o nome Benespera, e recorda o período nobre da história desta localidade que depois quase caiu no esquecimento dos homens até aos nossos dias.