Cultura e Lazer

Benespera é uma freguesia com tradicional apetência para as formas de cultura e lazer tradicionais, cuja prática é normalmente reservada para os Domingos, procurando como que recarregar baterias, com vista a melhor enfrentar o árduo trabalho semanal.
De forma periódica eram ensaiadas as representações teatrais, que eram exibidas publicamente em palcos improvisados nas ruas da freguesia.
O lazer, também reservado para os Domingos, consistia num jogo de cartas à sombra de árvores ou no interior da taberna, na prática da «raiola» com a obrigatoriedade do pagamento de uma «rodada» de copos de vinho a cargo dos perdedores. O mesmo acontecia com o jogo da malha que era jogado na terra batida das ruas da freguesia actualmente praticado no campo de futebol. Estes jogos são praticados pelos homens.
Para os mais jovens estavam reservados o jogo do queima, do pião, as pedrinhas, o aeroplano, as andas, o rilha, o arco, etc.
Ao fim da tarde de Domingo, por vezes havia o bailarico onde todos, solteiros e casados, procuravam divertir-se.
Estes hábitos foram-se perdendo através dos tempos devido ao avanço tecnológico bem como a facilidade de sair da localidade procurando novas formas de diversão.