Lendas

Lendas

Lenda do cabeço das Fráguas e Fundação da Cidade da Guarda
 

Existe uma lenda que liga o Cabeço das Fráguas, onde existiu um castro, à fundação da cidade da Guarda.
Quando D. Sancho I decidiu fundar a cidade da Guarda escolheu precisamente o lugar do Cabeço das Fráguas. As obras terão sido mesmo iniciadas, mas, misteriosamente as ferramentas, no fim do dia de trabalho, apareciam no local onde hoje está a cidade, isto aconteceu várias vezes. Então o rei, interpretando o sinal misterioso como um sinal divino que aconselhava que a cidade deveria ser construída no local onde hoje se situa, decidiu transferi-la definitivamente abandonando assim as obras já realizadas no Cabeço das Fráguas.

 

 Sino da igreja roubado e levado para a Sé da Guarda
 

Conta a lenda que na igreja da Benespera existia um sino muito grande e com um som extraordinário que se ouvia em toda a vizinhança.
Os da cidade da Guarda, quando viram quase concluídas as obras da Sé, nomeadamente as torres sineiras e conhecendo a fama do sino da Igreja de Santo Antão, vieram à Benespera e roubaram esse sino que colocaram numa das torres da Sé.

 

 Tesouro escondido na Fonte de N. Sª dos Anjos

 

Na Benespera, próximo da capela de Nossa Senhora dos Anjos, existe uma fonte muito antiga com esfera armilar, que se pensa ser do século XV. Esta fonte sempre foi conhecida pelos seus encantos e mistérios. Dizia-se que o interior dessa esfera feita de granito havia um tesouro escondido. Para chegar a esse tesouro seria necessário retirar a esfera com muito cuidado. Assim se explicam algumas mutilações desta esfera armilar que ainda hoje são bem visíveis.

 

 Enterro da imagem de S. Antão - o - velho
 

Quando a imagem de S. Antão trazida pelos frades de França teve que ser substituída por já estar velha, foi-lhe feito um funeral solene e festivo.
Nessa época o adro da igreja funcionava como cemitério e foi decidido enterrar a imagem de S. Antão - o - velho junto à porta principal da igreja.
Foi colocada uma grande pedra tumular de granito, sobre essa sepultura, que ainda hoje lá permanece bem visível.
Pouco tempo depois essa pedra rachou causando o espanto de todos. Não havendo nenhuma explicação para o fenómeno, foi proclamado um milagre de S. Antão.

 

 Pata do Cavalo
 

No lugar de Fonte Boa, no caminho para o Cabeço das Fráguas existe uma pedra conhecida por “Pata do Cavalo” associada a uma lenda.
Alguém muito importante da Terra, passando por ali a cavalo foi atacado, subitamente, por lobos que o perseguiram ferozmente, serra a baixo.
O cavaleiro na fuga desesperada, quase caía num precipício, quando faz uma invocação Divina a Santo Antão.
Nesse instante, o cavalo ficou parado em cima duma grande pedra, onde deixou assinalada uma das suas patas, evitando que o cavaleiro caísse numa ravina profunda. Os lobos desapareceram inexplicavelmente deixando o cavaleiro a salvo.